– PARTE UM
Em 2022, cheguei à bela cidade de Varsóvia, na Polônia, ao lado do meu marido e dos meus dois filhos. Pense em uma mulher cheia de grandes expectativas para compartilhar o Evangelho e ganhar almas para o Senhor Jesus. Essa era eu!
Mas, eu logo me deparei com um grande desafio, algo que eu nunca tinha enfrentado antes. Eu não falava o idioma local e, então, não conseguia compartilhar com as pessoas aquilo que Deus havia me dado.
Admito que me senti muito frustrada com aquilo, porém, eu não me desanimei com a dificuldade. Ao invés de focar naquilo que me faltava, eu escolhi apreciar o que Deus estava me proporcionando: uma nova cultura e um novo povo, que se tornaria a minha nova família.
Enxergar Deus naquela dificuldade e entender que, acima de tudo, Ele estava comigo, me fortaleceu e me ajudou a mergulhar na minha nova missão, de corpo, alma e espírito. Eu logo aprendi que, sempre que abraçarmos a Obra de Deus, Ele nos capacita e nos ilumina com as Suas ideias.
Aconteceu que, um dia eu estava evangelizando na rua e um homem se aproximou de mim, carregando sacolas de compras. Quando fui entregar o folheto, ele indicou que não podia receber, pois as suas mãos estavam ocupadas. Ali, eu me encontrei em uma encruzilhada: ou eu deixava ele simplesmente ir embora, sem receber o folheto, ou eu dava um jeito de me comunicar com ele e cumprir o meu propósito. Eu me arrisquei a abrir a boca!
Foi então que falei uma das minhas primeiras palavras na língua polonesa: “torba”, que significa “sacola”. E para minha alegria, o homem entendeu e me permitiu deixar o folheto na sua sacola. A partir de então, toda vez que alguém passava com sacolas, eu dizia: “torba?” e a pessoa entendia que eu estava pedindo permissão para colocar o folheto dentro de sua sacola de compras.
As minhas limitações me ensinaram que, com Deus, um pouco torna-se muito. Se tivermos a disposição, Deus nos capacita a nos adaptar a tudo o que for preciso, seja um novo idioma, uma comida diferente, uma outra cultura ou viver em um país totalmente diferente do nosso país de origem.
Quais desafios você tem enfrentando ultimamente na sua vida? Saiba que você tem a opção de enfrentar e superar essas lutas ou de recuar e ficar preso. Espero que esse relato venha lhe motivar a confiar em Deus e lutar.
– Shirley Krzysztalowski, atualmente na Polônia.










Que leitura maravilhosa estou aprendendo muito a cada experiências de vocês. Obrigada