Você é uma pessoa madura?
Maturidade não tem nada a ver com idade. Na natureza o fruto fica saboroso quando ele está maduro. E são as circunstâncias do ambiente que alteram o sabor do fruto, o calor, por exemplo, faz as frutas ficarem mais saborosas.
No sentido espiritual, o que é uma pessoa madura? É a pessoa que adquiriu capacidade de entender as situações e age com sensatez, que tem conhecimento de si mesma e sabe se relacionar com todas as pessoas. E dependo do que vivemos, amadurecemos mais rápido ou não, pois são as circunstâncias adversas da vida que nos levam à maturidade.
Maturidade é um processo, é de degrau em degrau. Deus não vai nos poupar das dores e nos colocar num elevador para alcançarmos a maturidade rapidamente. É possível ser jovem e ser uma pessoa madura espiritualmente, mas o que determina isso são as experiências que temos com Deus.
Por telefone, Thamires falou de um momento em que ela foi confrontada e percebeu o quanto precisava amadurecer, esse relato você pode ler na íntegra na página 90. Ela contou sobre como teve que ser humilde para reconhecer que era uma pessoa muito sentimental. A busca pela maturidade estreitou a sua intimidade com Deus, pois todas as vezes que a Thamires passava por situações que traziam à tona o que estava dentro dela, ela recorria a Deus e assim foi sendo moldada.
Hoje na guerra, essa maturidade é fundamental, pois as coisas que vêem e ouvem não são fáceis de digerir, é preciso ter força para se manter firme e passar essa força para as pessoas.
Abraão já tinha uma certa idade quando cometeu um grande erro por imaturidade, quando, ao invés de recorrer a Deus, contou uma meia verdade, por temer que o matassem para tomarem Sara como esposa. Se não houvesse a intervenção de Deus, o plano de fazer de Abraão uma nação, não teria acontecido. Abraão só se tornou realmente maduro depois de uma longa caminhada com Deus.
Assim como Abraão, todos temos uma fuga para não encarar a realidade. Na verdade, essas fugas escondem um orgulho. E sem esse reconhecimento, da realidade interior, ninguém pode alcançar a maturidade.
Por fim, o reflexo que propomos é:
- Quais atitudes você tem tido na vida, na família, na Obra de Deus, na escola que são atitudes infantis?
- Você consegue enxergar em quais as áreas da sua vida você tem sido imatura?
- Até quando você vai ser aquela pessoa frágil que precisa ser carregada para não se quebrar?










Deixe um comentário